João Quaresma nasceu em 1977 na cidade de Lisboa. Filho de mãe madeirense e pai açoriano passou a infância dividida entre as férias em casa dos avós nos Açores e a escola em Almada. Desde novo mostrou interesse pelos temas relacionados com o mar, viagens e a vida ao ar livre.
Em 1998 encontrou pela primeira vez os Roazes do Estuário do Rio Sado através da Associação FLIPPER, onde deu os primeiros passos ao leme de uma pequena embarcação semi-rígida. No ano seguinte surgiu a oportunidade de ir trabalhar para a empresa de Whale-Watching ESPAÇO TALASSA nas Lajes do Pico e cedo se apaixonou pela profissão de Skipper.
O trabalho junto dos grandes cetáceos, além de lhe proporcionar um vasto conhecimento do comportamento destes magníficos animais, trouxe-lhe ainda o contacto com vários fotógrafos de renome internacional, com os quais ganhou o gosto pela fotografia.
Na busca de um maior conhecimento na área da fotografia concluiu em 2002 a Fase 2 do Curso de Fotografia do Ar.Co e trabalhou como fotógrafo colaborador no jornal "A Capital".
Em 2007 foi o vencedor do concurso Nikon International Photo Contest na categoria de Tema livre.
Hoje em dia complementa a sua actividade profissional de Skipper com a fotografia de natureza, tendo trabalhos publicados em vários países tanto no campo editorial como em publicidade