Parque Natural Local Vouga - Caramulo (Vouzela)
Criado em 2015, o Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela) tem uma área de 11739 hectares que abrangem exclusivamente o território do concelho de Vouzela.
Primeiro Parque Natural de gestão local tem como objetivos principais a conservação da natureza e da biodiversidade e a valorização do património natural e paisagísticos como pressupostos de um desenvolvimento sustentável, tal como a promoção de atividades indispensáveis ao conhecimento e divulgação dos valores naturais presentes.
Os Bosques
Em Vouzela, a floresta é dominada pelo carvalhal, desenvolvendo-se este espontaneamente e contribuindo para a imensa biodiversidade deste território. A sua presença é a prova de que a sustentabilidade era encarada como uma via ao equilíbrio e à sobrevivência do Homem.
Penoita
A conjugação entre a vegetação e o relevo cria locais de grande beleza, aprazíveis, como a mata da Penoita, onde espécies exóticas e autóctones se combinam na perfeição e formam um conjunto de uma beleza impar.
As Aldeias
As construções típicas desta região refletem a estreita relação entre o Homem e a natureza que, no isolamento da serra, sem acessos, usava os materiais existentes no seu ambiente.
Património Histórico/Arqueológico
Inúmeros são os vestígios da presença humana desde tempos imemoriais. De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o Parque Natural é um autêntico manual de história, onde cada canto conta um pouco do passado.
Loendros
O Rhododendron ponticum ssp. baeticum representa um dos ex-líbris naturais deste concelho. No território do Parque Natural este endemismo ibérico encontra-se disperso por vários cursos de água, no entanto, é na ribeira de Cambarinho, que se localiza a maior população portuguesa. Esta relíquia da floresta Laurissilva floresce em maio, altura ideal para visitar este espaço.